A Escola

 

Missão e Valores

Nossa missão é proporcionar a formação de crianças autônomas, responsáveis e atuantes na própria aprendizagem.


Acolhimento

Acreditamos que a confiança e a transparência são essenciais para uma boa relação. Por isso, nossa escola está sempre de portas abertas para os pais e responsáveis pelos nossos alunos.

Ouvimos todas as questões trazidas, orientamos, ajudamos, confortamos, crescemos e melhoramos juntos. Afinal de contas, temos um objetivo comum: o crescimento das nossas crianças.

Aprendizado

Por meio do conhecimento teórico, do afeto, da atenção e da criatividade, os nossos profissionais mediam e estimulam a construção do conhecimento das crianças, levando sempre em consideração os aspectos físicos, afetivos, cognitivos e sociais.

Dedicação

Por meio de profissionais capacitados, que amam o que fazem e se entregam por inteiro, o aprendizado das crianças acontece apoiado pelo afeto.

Na Cata-Vento, empenho e dedicação são palavras de ordem e as imprimimos diariamente como motivação para exercer nosso trabalho.

Respeito

Nosso lema principal. Com ele, a educação cumpre seu papel. Formamos cidadãos que entendem as diferenças e respeitam seus colegas. Por isso, desde pequenos, ensinamos a respeitar limites, cuidar uns dos outros, entender as diferenças e conviver bem com elas.

Singularidade

Acreditamos que cada ser humano é único, assim, não existem padrões – certo ou errado, melhor ou pior.

Respeitamos a individualidade de cada um, suas limitações e desejos. Aqui, todo mundo tem valor igual!
 

Proposta Pedagógica

A escola busca basear sua proposta pedagógica em diferentes metodologias, por acreditar que em todas há ensinamentos que se agregam a prática.

O sócio-interacionismo, fundamentado em registros da concepção da criança, é uma das que adotamos. Essa proposta foi idealizada pelo pedagogo Loris Malaguzzi e implantada nas escolas de Educação Infantil de Reggio Emilia, na Itália, logo o término da Segunda Guerra, e tinha a intenção de mostrar a abordagem pedagógica voltada para a criança como protagonista na construção do seu conhecimento. Desta maneira, o foco está em cada criança, não isoladamente, mas em conjunto com outras crianças, com a família, com os professores e com o ambiente da escola, da comunidade e da sociedade como um todo.

Segundo tal teoria, a criança-sujeito se constitui na e pela interação com outras crianças, com os adultos, com o meio físico, social e ideológico. Na interação com o meio físico são importantes as brincadeiras, principalmente as tradicionais, que integram o folclore. A cultura infantil é constituída de elementos quase exclusivos das crianças, caracterizados por sua natureza lúdica, embora grande parte deles provenha da cultura dos adultos.

A escola é vista como espaço de vida, que acredita no potencial das crianças e tem delas uma imagem positiva. Acreditamos que cada um de nós tem o direito de ser protagonista, de ter papel ativo na aprendizagem, na relação com os outros; esse é o motor da educação.

O respeito à capacidade das crianças é a tradução da nossa prática e se mostra em todos os sentidos – pelo que elas se interessam, pelo que elas podem fazer, pela forma como aprendem, pela maneira de interagirem, pelas suas dificuldades, pelo que são e pelo que sentem.

Por tudo isso, o que se propõe em sala é fruto dessas concepções. Também por isso, é preciso disponibilizar materiais convidativos para as crianças usarem como ferramentas para pensar, criar e debater.
 

Nosso Espaço

Clique nas imagens para ampliar

Oferecemos uma estrutura para que o aprendizado e o lazer das crianças sejam completos. Nossa escola possui berçário, salas de aula, refeitório, pátio de areia e pintura, quadra, pátio com brinquedos e espaço gourmet.

Além disso, a estrutura inclui secretaria, sala de reunião e banheiros adaptados para as crianças. Faça um pequeno tour pela Cata-Vento clicando nas fotos acima.
 

Comunicação com a Família

Além da reunião semestral para apresentação dos professores, da rotina escolar e dos projetos, durante todo o ano, a escola se mantém à disposição da família para encontros extras.

Nosso principal meio de comunicação é a agenda, uma ferramenta essencial para que os responsáveis recebam circulares e bilhetes sobre atividades especiais, funcionamento da escola e outras informações importantes para a rotina escolar.
 

Avaliação

A Cata-Vento utiliza como método de avaliação o relatório individual.

Os professores observam e acompanham individualmente a criança em suas descobertas, registrando os aspectos percebidos em seu crescimento.

Assim, são reunidas todas as informações sobre o desenvolvimento da criança nas áreas afetivo-social, cognitiva e psicomotora.
 

Alimentação

Oferecemos lanches, almoço e jantar com cardápio elaborado por uma nutricionista.
Buscamos promover a formação de comportamentos alimentares mais saudáveis, que tornam a Educação Nutricional mais efetiva.
 

Horário de Funcionamento

Nossa escola funciona das 7h às 19h
Período integral: das 8h às 18h
Turno da tarde: das 13h às 17h30

Flexionamos o horário de acordo com a necessidade de cada criança.
 

Escolas Conveniadas


Warning: Undefined variable $i in /home2/catave50/public_html/wp-content/themes/catavento/sobre.php on line 308
 

Depoimentos

Estão falando da Cata-Vento!

Anterior Próximo