A Escola

 

Missão e Valores

Nossa missão é proporcionar a formação de crianças autônomas, responsáveis e atuantes na própria aprendizagem.


Acolhimento

Acreditamos que a confiança e a transparência são essenciais para uma boa relação. Por isso, nossa escola está sempre de portas abertas para os pais e responsáveis pelos nossos alunos.

Ouvimos todas as questões trazidas, orientamos, ajudamos, confortamos, crescemos e melhoramos juntos. Afinal de contas, temos um objetivo comum: o crescimento das nossas crianças.

Aprendizado

Por meio do conhecimento teórico, do afeto, da atenção e da criatividade, os nossos profissionais mediam e estimulam a construção do conhecimento das crianças, levando sempre em consideração os aspectos físicos, afetivos, cognitivos e sociais.

Respeito

Nosso lema principal. Com ele, a educação cumpre seu papel. Formamos cidadãos que entendem as diferenças e respeitam seus colegas. Por isso, desde pequenos, ensinamos a respeitar limites, cuidar uns dos outros, entender as diferenças e conviver bem com elas.

Singularidade

Acreditamos que cada ser humano é único, assim, não existem padrões – certo ou errado, melhor ou pior.

Respeitamos a individualidade de cada um, suas limitações e desejos. Aqui, todo mundo tem valor igual!
 

Proposta Pedagógica

A organização curricular da Educação Infantil tem, atualmente, como referencial, a Base Nacional e é estruturada considerando-se cinco campos de experiências, que constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana da criança e seus conhecimentos prévios, adquiridos nas vivências familiares e socioculturais.

Assim, na Cata-vento, de acordo com a Base e os objetivos pedagógicos, buscamos apresentar propostas de trabalho que refletem diretamente nossa concepção de criança e de educação infantil. Optamos por metodologias participativas, de interação e pesquisa, em que as crianças possam experimentar e agir sobre os objetos e materiais variados.

Os ambientes são organizados pelas professoras, considerando a intencionalidade da proposta, de maneira esteticamente convidativa e estruturada, com o objetivo de aguçar a curiosidade e o desejo das crianças de explorar e investigar.

Por consideramos também a necessidade e caráter formativo de vivências coletivas e com crianças de outras idades, promovemos frequentemente, hora de histórias compartilhadas com as turmas; apresentações culturais; brincadeiras em grupos, para que as crianças possam desenvolver não só habilidades motoras, como também, de convívio social, de empatia e de solidariedade.

Sendo tudo isso, ancorado na nossa missão educativa:
“Proporcionar a formação de crianças autônomas, responsáveis e atuantes na própria aprendizagem.”

 

Nosso Espaço

Clique nas imagens para ampliar

“Valorizamos o espaço devido a seu poder de organizar, de promover relacionamentos agradáveis entre pessoas de diferentes idades, de criar um ambiente atraente, de oferecer mudanças, de promover escolhas e atividade, e a seu potencial para iniciar toda a espécie de aprendizagem social, afetiva e cognitiva. Tudo isso contribui para uma sensação de bem-estar e segurança nas crianças. Também pensamos que o espaço deve ser uma espécie de aquário que espelhe as idéias, os valores, as atitudes e a cultura das pessoas que vivem nele.” (Malaguzzi, 1984).“Valorizamos o espaço devido a seu poder de organizar, de promover relacionamentos agradáveis entre pessoas de diferentes idades, de criar um ambiente atraente, de oferecer mudanças, de promover escolhas e atividade, e a seu potencial para iniciar toda a espécie de aprendizagem social, afetiva e cognitiva. Tudo isso contribui para uma sensação de bem-estar e segurança nas crianças. Também pensamos que o espaço deve ser uma espécie de aquário que espelhe as idéias, os valores, as atitudes e a cultura das pessoas que vivem nele.” (Malaguzzi, 1984).

Entendemos que organizar os espaços escolares é pensar nos ambientes como recursos de desenvolvimento. Por isso, consideramos as dimensões expressiva, social, relacional e estética nos espaços, fundamentais para o desenvolvimento infantil. Assim, reconhecemos a força educativa dos ambientes escolares
 

Comunicação com a Família

Nosso canal de comunicação com as famílias é aberto. Nos esforçamos para criar uma conexão entre o que ocorre na escola e as famílias, de modo que haja o máximo de transparência possível. Acreditamos que a parceria com as famílias é fundamental para o desenvolvimento harmonioso da criança. Além do contato diário com a professora no momento de deixar e buscar a criança na escola, as famílias recebem um relatório diário sobre sono, alimentação e evacuação que é enviado via APP.

Pelo APP também enviamos circulares e bilhetes sobre o funcionamento da escola e outras informações importantes para a rotina escolar.

Fazemos reuniões de pais coletivas para compartilhar o que foi vivido pela criança no contexto escolar, além de reuniões individuais com a presença da coordenadora e professora, sempre que houver demandas, podendo ser solicitadas pela escola ou pela família.

Compartilhamos propostas e experiências nas redes sociais como o Instagram, pois também é uma maneira de dar visibilidade ao que acontece no ambiente escolar.
 

Avaliação

A avaliação na Cata-Vento acontece numa perspectiva processual, acompanhando o percurso de cada criança. A avaliação tem o objetivo de se constituir como um instrumento de reflexão sobre as aprendizagens das crianças, como também de busca de melhores caminhos para orientar a continuidade da prática pedagógica e replanejar objetivos e intenções.

A permanente curiosidade do professor sobre a criança é ponto de partida da avaliação. E para entender sobre a aprendizagem das crianças é preciso caminhar com elas. O professor precisa estar presente durante todo o percurso. E para observar e escutar as crianças é preciso brincar junto, estar ao lado. Tomar distância, algumas vezes, para ver melhor. Conversar, ouvir, deixar falar, perguntar.

Como isso ocorre em nosso cotidiano escolar? As professoras fazem ambientações variadas que instigam as crianças sobre as coisas e o mundo que as cerca; observam e registram diariamente sobre a turma e cada criança; estruturam documentações pedagógicas por meio de instalações; mostras e informativos; mini histórias; fotos; murais; vídeos e encenações.

Semestralmente, elaboram um relatório de observação sobre o percurso de cada criança, descrevendo o que foi vivido em um diálogo entre texto e imagens. Cada família recebe este relatório no momento da reunião de pais.
 

Alimentação

Oferecemos lanches, almoço e jantar com cardápio elaborado por uma nutricionista.
Buscamos promover a formação de comportamentos alimentares mais saudáveis, que tornam a Educação Nutricional mais efetiva.
 

Horário de Funcionamento

Nossa escola funciona das 7h às 19h
Período integral: das 8h às 18h
Turno da tarde: das 13:30h às 17h30

Flexionamos o horário de acordo com a necessidade de cada criança.
 

Escolas Conveniadas

 

Depoimentos

Estão falando da Cata-Vento!

Anterior Próximo