Turmas

 

Crianças de até um ano

É nesse momento que as crianças vivem a fase de descobertas, por isso, focamos em atividades voltadas para o conhecimento do mundo, de suas competências e preferências e para a interação com as outras crianças.

Procuramos estimulá-las na medida certa e equilibrar atividades e descanso. Para isso, dispomos de um ambiente acolhedor, aconchegante, limpo e arejado, garantindo as necessidades básicas das crianças, como descanso, alimentação e higiene.

 

Maternal l – Crianças de 1 até 2 anos

Com maior capacidade cognitiva, as crianças das turmas do Maternal são incentivadas a desenvolver-se no aspecto motor e submetidas a diferentes atividades para evoluir constantemente.

Um ponto importante nessa etapa é a socialização. Para isso, estimulamos a convivência e as brincadeiras em conjunto. Essa idade também é marcada pelo desenvolvimento da linguagem, seja por meio de sílabas ou palavras completas. É nesse momento que incentivamos a fala, com palavras e gestos.


Maternal ll – Crianças de 2 até 3 anos

No Maternal ll, as crianças misturam o real e a fantasia, demonstrando mais interesse por histórias, “jogos simbólicos” e pelo faz-de-conta. Já no aspecto motor, elas são mais ágeis e rápidas, assim, estimulamos ações como subir, descer e saltar.

Nessa idade, a linguagem das crianças está mais compreensível, com vocabulários mais amplos, por isso, incentivamos a organização de frases curtas para o desenvolvimento da fala.


Maternal lll – Crianças de 3 até 4 anos

No maternal III, trabalhamos as cores, as formas geométricas, o raciocínio lógico matemático e a coordenação motora. Nesse momento, iniciamos a alfabetização da criança por meio da construção da língua escrita, relacionando letras e sons. O faz de conta e o lúdico estão sempre presentes, tornando o aprendizado muito mais prazeroso.

É nessa idade que as crianças começam a fazer a distinção entre elas e as outras pessoas e criam afinidades por alguns colegas, surgindo o melhor amigo. Nossos educadores atuam com atenção e fazem intervenções para que esse processo ocorra de maneira saudável.

 

Infantil l

Um pouco maiores, as crianças têm mais noção de quem são elas e de quem são as outras pessoas. Elas conseguem considerar pontos de vista diferentes, mas, ainda assim, se faz necessário dar explicações objetivas, manter a rotina, deixar a criança falar, escutar e fazer escolhas.

Nas turmas de Infantil l, focamos na criatividade, um processo natural nessa idade. São realizadas atividades para favorecer a percepção e a consciência fonológica, como as que envolvem o alfabeto interativo e o uso dos nomes próprios. Assim, as crianças passam a reconhecer as letras e já conseguem pensar sobre a escrita das palavras – um passo importante para a alfabetização.

Infantil ll

Nas turmas de infantil II, as crianças são preparadas para as próximas fases escolares. É nesse momento que a alfabetização é iniciada, buscando atender as demandas individuais de cada uma delas.

Todo esse processo é construído em uma base sólida, por meio de reconto de histórias, jogos matemáticos e poesias.